SALVE MARIA!

SALVE MARIA!

Seguidores

domingo, 18 de setembro de 2011

PAP - COMO LIMPAR CHAPA DE RAIO X PARA FAZER MOLDE


Já me perguntaram de onde eu tiro certas idéias - da "cachola", lógico! Brincadeirinhas..... é testando. Eu sou muito insistente quando quero fazer as coisas. Quem já viu a decoupagem que fiz no meu quarto já postado? Pois é, a idéia nasceu ali. Eu tinha o risco dos galhos que eu queria na revista, mas além de pequeno eu teria que desenhar horas e horas com o braço pra cima. Bom, pra quem tem epicondilite, essa não é uma tarefa muito fácil. Tirei xerox acho que 300% maior. Mais montar este bendito papel na parede, hum..... Fiquei matutando como fazer uma espécie de estêncil, pelo menos pra desenhar. Aí veio a idéia de utilizar as chapas de raios X. A chapa é preta, tentei riscar, não deu certo então decidir limpar. Como limpar? Fui no google, e vi alguma coisa sobre solvente, estilete, e até Q-Boa.  E lembrei que Q-Boa é uma marca de água sanitária, usada no Norte. Testei água sanitária pura, e deu certo e ainda ficou linda, porque ficou azul. Os moldes são uma ótima opção. Pq são fáceis de guardar, não precisar cortar, e quando você risca, não rasga, o que é ótimo. Para copiar os molde basta usar canetas permanentes, e quando for passar o risco pode usar o lápis. Então o que precisa: água sanitária, esponja velha, para não riscar muito qdo for limpar, luvas de borrachas, porque o produto é com chumbo e sabe-se lá mais o quê.
 Bom vamos lá:



  • Chapas ainda sujas (essas canelas não são minhas)


  • Chapas arrumadinhas em uma grande bacias, para que fiquem retas.


  •  Colocar a água sanitária pura


  •  Dar uma rodada para que a água penetre entre as chapas

  • Meia hora depois, as que estão menos sujas, já começam a soltar a tinta


  •  Calce as luvas e comece a esfregar com a esponja, o lado que sai a tinta





Chapa já limpa

  •  Chapa pendurada no varal

  • Chapa já riscada e já utilizada por mim.

33 comentários:

Schandra Julia Zmijeski disse...

Oi Querida,
Grande ideia, vou procurar o post que vc fez a parede do seu quarto , fiquei super curiosa !!! bjs
Boa semana

sapekinhas eva disse...

Olá Enilde, obrigada pelo PAP amiga, vou juntar umas chapas e ver o que consigo fazer. Uma semana cheia de alegrias e realizações, abraços Maria Sônia
sapekinhaseva.blogspot.com

titti73 disse...

Che idea fantastica!!! Quanta creatività nelle tue pagine! Un saluto grandissimo e buon lavoro. Titti

Mariazinha disse...

adorei a ideia....beijos e boa semana

Schandra Julia Zmijeski disse...

Oie, por onde vc anda ???
Tenho um selinho para vc lá no meu blog, aparece, bjs

Maria de Fátima disse...

Noooossa! Que ideia fantástica! Amada, obrigada pela preocupação e palavras tão carinhosas, já estou bem melhorzinha.
Fique na presença de Deus e um beijinho de fadinha.

Maria de Fátima disse...

Eu também acredito em fadas! Estava afastada da net, agora que estou voltando hehehe...
Bj

Amanda Fonseca disse...

Amigaaaaa, adorei o PAP!!! Claro que vou experimentar!

Um beijo grande, e tenha fé de que tudo vai dar certo amanhã. Deus te proteja e te guarde!

Bjsssssss

Ana disse...

Tenho dificuldades em arrumar estas chapas, tem alguma dica...
www.artesanaribeiroblogspot.com

Anônimo disse...

Olá, sou Policial Militar e já usei este tipo de chapa para criar moldes de ruas e avenidas para confecção de croqui em acidentes de trânsito (desenhar as ruas no papel), gostei muito do processo por apagar as radiografias antigas, mas as radiografias são desenhadas com prata, (inclusive empresas químicas ganham dinheiro separando a prata do plástico) e a prata é um metal pesado que pode contaminar os lençóis freáticos, por isso a sujeira que resta da lavagem com hipoclorito de sódio, não poderia ser jogada fora em qualquer local, por conter essa prata impura. Não sou químico e peço desculpas se estiver falando besteiras. Abraços.
aymes.o@gmail.com

Enilde disse...

Amigas, vejam o alerta acima do amigo Aymes. Está falando de natureza e de sua preservação. a questão é fazer a coisa ecologicamente correta. Respondi a ele por e-mail. Felizmente ou infelizmente já lavei as que tinha. Vamos agir certo, ok?
"Olá Aymes, sou a Enilde responsável pelo Birula Artes. Gostei do toc que vc deu. Sabia que o resíduo da chapa, não era nada bom, apesar de não saber direito o que contém, além da prata desconfio do chumbo. Como esse é um material que não é fácil de ser achado, pois no caso usei as chapas velhas que estavam guardadas, "embaixo do colchão" inclusive tinha chapas de + de 10 anos (mania de doido, guardar um troço desse)acredito que a quantidade lavada não dará para contaminar o meio ambiente. Mais uma vez obrigada pelo toc."

Hilda disse...

Adorei sua ideia, mais para fazer o molde vazado, que tipo de estilete ou outra coisa fica mais fácil para cortar? agradeço pois estou começando a fazer alguns trabalhinhos e fica muito caro comprar os moldes vazados., Beijos

Jolie disse...

ameiiiiiiiiiiiiiiii

Eude Araujo disse...

Legal, obrigada pelo PAP vou fazer agora mesmo amiga. Valew.

Raquel Faleiro disse...

muito obrigada pela ajuda.
bjs
raque

muslim disse...

Obrigado!

Marluce França disse...

. Obrigada, gostei muito em saber como limpar as chapas de raio X ,pois tenho bastante guardadas em casa. tempos atras já fiz muitos trabalhos manuais,mas já recebi limpas.Obrigada. bjs.

Anônimo disse...

oi deixa eu perguntar !!meu nome é thiago e eu faço pintura em panos de prato, porém os moldes não são meus, então eu queria saber de vocês, onde se consegue essas chapas ? elas são vendidas ? como eu consigo essas chapas ? se alguei ai souber e puder me fazer esse grande favou de me informar desde ja agradeço e que por gentelêza mande pro meu email >>thiago_yamaha410@live.com agradeço muito e fiquem todos com Deus.

lipgoulart disse...

Boa noite. Achei muito interessante, estou fazendo um curso de Edificações e precisava colocar vidraças na maquete e pensei no raio x pois já havia ouvido falar que serviriam para este fim depois de fazer o processo que você fez. Sou também Técnico em Química e já trabalhei para uma companhia de tratamento de água, então gostaria de alertá-la e aos demais, sem querer joga um balde de água fria na sua idéia, este processo que você provavelmente deve ter feito na sua casa não é adequado e perigoso à saúde devido as chapas de raio x possuírem metais pesados na impressão desta chapa, que são cumulativos aos organismos, um deles é o Cromo, ou seja, vocês estão correndo risco! Tudo bem, estão usando luvas porem o material que está "limpando" está indo para rede de esgoto, que muitas vezes apenas possui rede coletora e não é tratada, sendo assim está indo para os rios poluindo lençol freático, você pode pensar "é uma radiografia apenas" porém não é solúvel em água, vai causar prejuízos ao meio ambiente. Pense nisso.

lipgoulart disse...

Leiam este artigo, devem ser descartdas em locais próprios: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/461-um-raio-x-da-chapa.html

Birula artes disse...

Olá Lip, gostei do alerta, inclusive o Aymes, veja comentários em 09.10.2011, ela já fazia uma alerta e que foi respondido para o e-mail dele e transcrito nesse blog. De qualquer maneira, muito obrigada, nós precisamos de pessoas como vc que estão sempre alerta. Não posso retirar a postagem, pq qd alguém agradecer, vou solicitar que leiam seu comentário. Obg.

Anônimo disse...

ola sou uma técnica em radiologia, amei as suas lembrancinha.
Só que o produto que você usa não e chapa e um filme radiografico ou raio-x.
bjssss

Anônimo disse...

ola , meu nome é Merival, diante de tudo isso que li, vou fazer uma pergunta se esse tipo de material for de um acumulo muito gde, ñ teria um jeito de separar os materias pesados e aproveitar em outra coisa e assim ñ chegar a poluir os lenções freáticos
atenciosamente
merival

Anônimo disse...

Sempre gosto de realizar testes em buca de soluçoes simples. Obrigado pela dica, deus te abençoe.

Birula artes disse...

Eu acredito, até pq não que detenha uma grande quantidade desse material em casa, só eu que doida, quardava embaixo do cochão, mas já não tenho mais, estão todas limpinhas e já não há como voltar atrás. Agora pelo comentário da técnica acima acho que não tanto perigo já que a quantidade não é grande, né? Mas muito útil até para fazer prótese em bibelôs ou materiais que quebraram, pq serve de base para o durepóxi. Bijokas. <3

Roseli Sonho e Arte disse...

Adorei sua explicação. Tem bom senso de humor e ótimas idéias.Abraços Roseli

Anônimo disse...

Cuidado porque com a união dessas duas substâncias libera muitos gases tóxicos.

Anônimo disse...

Vendo películas de raios -x,Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada ,Ultra - som ,etc...
Tel.(11) 99737-4293 ou (11) 3892-0804- preço a combinar...

Eliz Gois disse...

Eu nao conseguir obter o mesmo exito, deixei no cloro puro e nao limpou. obrigada.

Eliz Gois disse...

Eu nao conseguir obter o mesmo exito, deixei no cloro puro e nao limpou. obrigada.

Unknown disse...

Consegui limpar as películas de raio x, mas as de tomografia computadorizadas não sai nem com cloro puro. Tem alguma solução ?????

Beatriz Carvalho disse...

Boa tarde. As chapas são feitas de acetato e esse material vc encontra em lojas de materiais para artesanato ou mesmo em algumas papelarias. Quanto as chapas da matéria acima, são de raio X e como foi dito por algumas pessoas aqui nos comentários, elas podem ser prejudiciais à saúde, mas há quem não se importa e usa.

Anônimo disse...

Não consegui limpar as minhas,já fiz de tudo,mais não limpa,nem jogando o cloro direto sobre ela, porque será?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Blogger Wordpress Gadgets